Carrapatos são aracnídeos, ectoparasitas hematófagos muito resistentes, que se instalam em cães, gatos e até seres humanos, para se aproveitar de seus nutrientes, através do sangue.
No Brasil, a espécie mais comum é o carrapato-do-cão (Rhipicephalus sanguineus), mas existem 800 espécies de carrapatos no mundo.
O animal é perigoso para a saúde humana, já que é vetor de uma série de doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos, entre outros microrganismos.
Costuma abrigar-se em ambientes de alvenaria enquanto aguarda um hospedeiro ou passa de um animal infestado para outro que esteja no mesmo espaço. Podem se espalhar pelo ambiente doméstico, abrigando-se em frestas, fendas e rachaduras, camas, almofadas e cobertores. A reprodução é rápida tendo em vista que cada fêmea deposita até 5 mil ovos ou mais.
Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições. Acesse aqui nossa política de privacidade